Nossa História

Aos 06 dias do mês de fevereiro de 1900, cinco jovens Irmãs se despediram da Casa Mãe em Caeté-MG dirigindo-se para Lavras para fundar o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Foram enviadas pelo grande sacerdote Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.
Ao se despedirem de Monsenhor Domingos ele as abençoou e lhes dirigiu palavras cheias de entusiasmo e ternura mostrando o seu grande amor por suas filhas espirituais.
Ânimo! Fortaleza! Tereis no céu a recompensa. Esses pés que caminham daqui para Lavras, esses corações que desprendendo-se das coisas da terra, consagrarem-se a educação das crianças e ao alívio dos enfermos, serão particularmente recompensados.
Ainda uma vez repito, ânimo e coragem, filhas! Entregando-se à Trindade da Terra, peço a do céu que sobre cada uma de vós, lance a sua bênção.
A primeira caravana compunha-se das seguintes Irmãs: Evangelista da Piedade (superiora), Teresa de Jesus, Carmelita do Coração de Jesus, Dolores do Coração de Jesus e Engrácia do Coração de Maria.
Chegando as Irmãs à cidade de Lavras, em companhia do Revmo Pe. Malaquias que as foi buscar na Casa Mãe, foram calorosamente recebidas pelo bom povo Lavrense e, em seguida, conduzidas por uma comissão a casa onde funcionava um pensionato para moças, recebendo nessa ocasião o nome de Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Com o “Jeito Piedade de Educar” há mais de um século este educa com amor a infância e a juventude Lavrense.
A fundação se deu a 11 de fevereiro de 1900.
Tem como filosofia: EDUCAR-SE PARA SERVIR.
Tem como ideal: formar jovens para a construção de uma sociedade melhor.
Tendo em vista os fins da Educação Nacional e os objetivos gerais do ensino, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes propõe-se:
– Educar para a fé consciente e operante para, através de sua própria vida, servir a todos, em sentido cristão, buscando cada vez mais o seu aperfeiçoamento;
– Buscar o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico;
– Proporcionar condições para o pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exercício da cidadania através de uma educação dinâmica e participativa.
Para melhor assistência e atendimento aos alunos, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes mantém os serviços de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Religiosa.
Conta com uma equipe de Professores eficientes e dedicados, um grupo de excelentes funcionários que em um trabalho conjunto com a direção fazem do Lourdes não apenas uma Casa de Ensino, mas acima de tudo uma grande família, a FAMÍLIA LOURDINA.
Nesta caminhada de 109 anos contamos com a contínua benção de Deus e com o desvelo da Virgem Maria, que sob o título de Nossa Senhora de Lourdes nos protege com o seu materno olhar.
Demos graças pelos 117 anos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes.