Trabalhando com Projetos: “Alimentação Saudável”

Refletir e alertar os alunos sobre hábitos alimentares e desperdício de alimentos  é o papel desempenhado pelo projeto “Cuidar da Saúde, Valorizar a Vida!”, que trabalhamos em todas as séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Sem uma alimentação balanceada há riscos de doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas entre outros problemas. Por isso na infância, crianças que estão na educação infantil,  devem ter uma alimentação saudável. 

 

Trabalho com Parlendas

Ao recitar parlendas, as crianças observam as repetições das palavras e dos sons, suas características rítmicas, favorecendo que elas atentem para um aspecto da forma da linguagem: seu componente sonoro.

A fácil memorização do texto é um dos principais critérios que norteiam a escolha desse gênero no trabalho, as crianças podem se dedicar a pensar mais demoradamente na forma (como se escreve o que se fala) desse modo as parlendas são especialmente eficazes nas atividades que ajudam as crianças a refletir sobre a relação fonema-grafema (relação entre o que se fala e o que se escreve). A proximidade sonora entre as palavras que compõem esses textos favorecem a reflexão acerca do sistema de escrita, pois fornece pistas importantes às crianças sobre possíveis letras a serem usadas em cada palavra.

 

Socialização… A importância das Relações para Formação do Indivíduo

Estudos sobre o desenvolvimento infantil vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento das capacidades cognitivas e vai incidir, claramente, na compreensão que as crianças têm do mundo  e suas particularidades.

Valorizando e acreditando na importância de um ambiente socializador, o INSP cria situações em que os alunos são incentivados a criarem laços, que  o acompanham por toda a vida, estabelecendo relações de confiança e respeito em diferentes contextos ( sala de aula, recreio, debates, jogos e brincadeiras, além de palestras educativas incentivando a prática da boa convivência). Este processo, permite que cada indivíduo desenvolva a sua personalidade; a interação com o outro, além de  proporcionar a troca de experiências e a formação de novos conceitos .

Acreditamos que a escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a reflexão de temas; proximidade entre grupos com opiniões diferentes, e desenvolve vínculos de afetividade e de amizade.